TÉCNICO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

       A vigilância em saúde tem sido compreendida a partir de distintas perspectivas como processo de trabalho estruturado em torno da integração das vigilâncias epidemiológica, ambiental, sanitária e trabalhador; como monitoramento / análise da situação de saúde ou como proposta de redefinição das práticas sanitárias, que incorporam as dimensões anteriores, mas não se restringe a elas (Texeira, Paim , Vilasbõas, 1998).

      O Curso Técnico em Vigilância em Saúde é dinâmico e está estruturado de forma modular, com momentos de concentração e de dispersão. O curso terá a duração de aproximadamente 02 (dois) anos e a sua carga horária total é de 1.400 horas.

      O referido curso contempla estratégias inovadoras no processo ensino aprendizagem, dentro da metodologia problematizadora, facilitando assim, o aprendizado para o enfrentamento das suas atividades cognitivas, técnico operacional e sócio afetiva, no ato de cuidar da saúde do usuário, família e comunidade, assim como, nas relações e na organização do trabalho em grupo e nas ações educativas.

      Com esta estrutura e abordagem metodológica, utilizando como campo de prática, o espaço de trabalho do aluno, é uma das estratégias que favorecerá a inclusão do trabalhador na formação técnica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

– Aperfeiçoar profissionais que já desenvolvem a função proporcionando condições para o desenvolvimento de atividades específicas do técnico de vigilância sanitária e ambiental;

– Contribuir na preparação de mão-de-obra especializada possibilitando o desenvolvimento das atividades de vigilância sanitária e ambiental a nível Municipal e Estadual;

– Proporcionar conhecimentos específicos de metodologia de investigação aplicada à vigilância sanitária e ambiental;

– Desenvolver ações de promoção, prevenção e proteção à saúde, ao meio ambiente e a saúde, inclusive o apoio e diagnóstico.

– Produzir tecnologia educacional no processo de ensino e de aprendizagem, como produto desse processo e como material instrucional e educativo para o desenvolvimento das práticas sanitárias desses profissionais.

6 pensamentos sobre “TÉCNICO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

  1. Gostaria que voces tivesse a opção deste curso online com aulas presencias intercaladas por exemplo 2 aulas presenciais au mês. O curso é muito bom principalmente para quem ja atua na area sou agente de endemias e tenho 2 companheiros que ja fizeram mas a grande dificuldade foi em o município liberar os servidores para fazer por isso deveria ter online para proficionais que ja atuam

  2. Boa tarde! Gostaria de saber se posdo receber atraves de email novas noticias sobre cursos oferecidos pelo CEFOR, pois almejo conseguir uma vaga em técnico de vigilância em saúde ou técnico em saúde bucal ou uma pós. Sou ACS e desejo crescer profissionalmente para ajudar minha família e também por não ter condições de pagar esses cursos. Esse ano conclui o curso de serviço social em abril.

Deixe seu comentário e/ou sugestão:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s