RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

    Na compreensão da necessidade de formação de especialistas e qualificação de profissionais para a Rede de Atenção a Saúde da Criança do Estado da Paraíba, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), por meio de profissionais do Complexo de Pediatria Arlinda Marques em parceria com o Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba – Cefor-RH/PB, desenvolveu um projeto de residência multiprofissional com foco em Saúde da Criança. A proposta de implantação foi submetida ao Ministério da Saúde e Educação em Setembro de 2013 e teve seu Projeto aprovado pela Portaria Conjunta Nº 11 de 18 de Dezembro de 2013.

    Sabe-se que uma das maneiras eficazes de formação se faz através da criação de espaços de aperfeiçoamento profissional e especializado. Dessa forma, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Cefor-RH/PB, decidiu investir na proposta de implantar a Residência Multiprofissional em Saúde da Criança com objetivo de promover mão de obra qualificada na área pediátrica que antes era tão fragilizada e escassa. As atividades da REMUSC são realizadas nos serviços Estaduais de atenção a saúde da criança e a maior parte dessas atividades é desenvolvida no Complexo de Pediatria Arlinda Marques (CPAM). Hospital Referência de Pediatria do Estado da Paraíba.

    A Residência Multiprofissional em Saúde da Criança constitui modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu destinado às profissões da saúde, sob a forma de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 (sessenta) horas semanais e duração mínima de 2 (dois) anos. Atualmente as categorias profissionais que compõem a REMUSC são: Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Farmácia. Os primeiros Residentes foram selecionados pelo processo seletivo que ocorreu em Fevereiro de 2014 e iniciaram suas atividades em Março daquele ano. Em 2015 houve novamente a seleção de uma nova turma que também está em andamento.  Em 2015, a Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) foi instituída oficialmente ao CEFOR-RH/PB que passou oficialmente a acompanhar as atividades das residências multiprofissionais da SES-PB.

    Desde o início do Programa da REMUSC podemos comparar e avaliar resultados positivos com sua implantação, pois de forma muito clara visualizamos as mudanças ocorridas em nossos cenários práticos com a inserção dos residentes nos serviços. Dentre os muitos pontos positivos da residência, destaca-se o aumento na produção das atividades científicas, aumento da produção de mãos de obra nos espaços que estão realizando seus rodízios, construção de novos protocolos clínicos assistenciais e um fator muito importante é a influência que nossos residentes exercem sobre os demais profissionais, incentivando-os a procurar se atualizar, capacitar-se e a atuar em equipe multidisciplinar com a integração do ensino, serviço e população, visando à melhoria da construção e fortalecimento dos processos de trabalhos. Foi nessa compreensão que a atual gestão sentiu a necessidade de formação e especialização de profissionais para a Rede de Atenção a Saúde da Criança de acordo com os princípios da integralidade e da humanização.

   Recentemente a REMUSC recebeu prêmios em Congressos Regionais e Nacionais pelo destaque em trabalhos científicos apresentados e pelo reconhecimento do avanço que o Programa de Residência teve em pouco tempo. Deve-se a isso ao empenho e dedicação de toda a equipe que compõe a REMUSC, a Direção do CPAM, a Faculdade Santa Emília de Rodat como instituição parceira e a Secretaria de Estado da Saúde que tem viabilizado e apoiado todo o projeto.

CONFIRA A SEGUIR O EDITAL 2015 COMPLETO:

 Edital_Residência_Multiprofissional

36 pensamentos sobre “RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

  1. cadê a TERAPIA OCUPACIONAL nas residências do estado da Paraíba, é muito importante a atuação desta categoria na assistência a saúde da criança, idoso e adulto.

  2. Prezados (as), também se faz importante a inclusão de vagas para fonoaudiólogos uma vez que os referidos profissionais cuidam do estudo da fonação e da audição, de seus distúrbios e das suas formas de tratamento, tão importante para o desenvolvimento humano.

    • Boa tarde Flávia, na estruturação inicial do projeto da REMUSC foi vislumbrado os atuais cursos que estão em andamento devido a facilidades técnicas existentes e como forma de garantir a abertura do programa. Com o sucesso da REMUSC nós almejamos ampliar as vagas existentes para outras profissões, no entanto tal aumento depende do incentivo do Ministério da Saúde que lança os editais para que possamos submeter as novas vagas. Estamos aguardando!

  3. Boa tarde,
    Solicito que seja feito o pedido ao Ministério a liberação de mais vagas para outras áreas da saúde. Meu interesse é que tenha vaga para fonoaudiólogos.

    • Boa tarde Juliana, o processo seletivo acontece anualmente, o deste ano já esta em andamento; agora só ano que vem fique de olho no mês de dezembro e janeiro meses em que os editais geralmente são lançados.

  4. Bom dia! Gostaria de ficar informada quanto ao processo seletivo que acontece anualmente. Ficarei grata a envio de mensagem relativo ao próximo edital. Antecipadamente agradeço atenção.

  5. Boa tarde!
    Gostaria de saber informações sobre a previsão de abertura de um novo edital para Residência Multiprofissional.
    Desde já agradeço a atenção.

Deixe seu comentário e/ou sugestão:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s